terça-feira, 11 de junho de 2013

O Deus Dono do Ouro e da Prata. (Ageu 2.8)

Minha é a prata e meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos. Este versículo constantemente é utilizado para trazer consolo e esperança para pessoas que estão passando por problemas financeiros, que geralmente interpretam que, se Deus é o dono do ouro e da prata, então isto quer dizer que ele providenciará dinheiro para todos aqueles que o amam e servem, que ele pode enriquecer os seus filhos e muitas outras coisas relacionadas a prosperidade financeira, o que não deixa de ser verdade, realmente Deus pode fazer isto, afinal de contas Ele é o todo poderoso e tem controle sobre todas as coisas, só que Ele dá a quem quer, no tempo que quer  e do jeito que quer, também se Ele não quiser fazer não faz e pronto e mesmo assim não deixará de ser o Dono do Ouro e da Prata.
Eu também, por muitos anos me utilizei deste versículo para esperar de Deus toda a prosperidade do  mundo, certa vez eu estava vindo do trabalho, e no meio do caminho o Senhor me fez lembrar deste texto, que na mesma hora me alegrei e disse: bem, se Deus está me fazendo lembrar deste texto, então quer dizer que Ele vai me mandar ouro e prata, mas na mesma hora fui exortado que não era bem isso que queria me dizer, o Senhor me mandou meditar no texto de Ageu.
Quando cheguei em casa abri minha Bíblia no livro de Ageu e comecei a ler toda a história. Lá eu vi, que Deus havia ordenado ao povo remanescente que havia voltado do cativeiro da Babilônia para Jerusalém que reconstruíssem o Templo do Senhor que estava em ruínas, após dura exortação o povo resolve obedecer a voz do Senhor, só que o material que eles tinham para reconstruir o Templo era escasso, provavelmente eles  começaram a levantar as paredes com os destroços do antigo Templo, eles não tinha muito ouro, não tinha muita prata e com o passar do tempo começaram a se entristecer com a reconstrução, pois lembravam do Templo antigo, onde as colunas eram revestidas de ouro e o seu interior adornado com prata e pedras preciosas, ao fazerem a comparação eles se entristeceram pois o que eles estavam reconstruindo era pobre e simples. Então Deus percebendo o desânimo nos corações resolve animar ao povo com estas palavras: "Minha é a prata e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos". Um leitor desatento pode pensar que Deus estava prometendo mandar ouro e prata para a reconstrução do templo, mas não estava. Na visão que Deus me deu, entendi que o que Deus estava dizendo para o povo era: Vocês pensam o que? que para eu receber este Templo, ele precisa ser adornado de ouro e de prata? Eu sou o dono do ouro e da prata! Se dependesse disto, Eu mesmo providenciaria todo ouro e toda prata do mundo para este negócio, mas vocês estão vendo este Templo?  Ele pode não ter ouro nem prata nem riqueza alguma, na verdade ele é quase nada comparado com a riqueza do antigo templo, todavia, a Glória desta segunda Casa será maior do que a primeira, abalarei céus e terra e todas as nações do mundo irão querer vir contemplar a gloria desta casa, que não estará no ouro, que não estará na prata e nem em nada que seja valioso aqui na terra, as pessoas virão porque saberão que eu estarei presente neste lugar, que eu sou muito mais valioso do qualquer riqueza deste mundo, pois em Templos cheios de Ouro as pessoas de admiram com o ouro e se esquecem de MIM.
Quando Deus me revelou esta visão desta passagem, eu chorei como criança, porque muitas vezes estamos atras do ouro e da prata dadas por Deus e simplesmente nos esquecemos de Deus e ao mesmo tempo me alegro, pois nos dias de hoje o Templo de Deus é o corpo do Homem, conforme está escrito em 2Cor 6.19, e Deus fala para nós, que para Ele nos escolher, não depende da nossa riqueza, posição social, nome de família e nem nada que temos ou podemos fazer e que se ele quer os abençoar, Ele abençoa e pronto, que ele pega o pobre do pó, do monturo e o faz assentar-se na mesa com os Príncipes, que confunde as coisas grandes deste mundo, quando pega um pequenino e o exalta de sobremaneira que todos reconheçam que Deus é na vida dele. A maior riqueza que o homem pode ter é ser reconhecido pelo Deus ao qual ele serve e ser cheio da sua glória e presença.

Que Deus continue vos abençoando!













14 comentários:

Cláudia MeloO disse...

Muito bom amigo! Até pude sentir como se vc estivesse falando perto de mim, como nas nossas conversas que tanto me edificavam... Deus te abençoe muito!

Heury Borba disse...

Obrigado amiga querida que Deus continue te abençoando!

Unknown disse...

Caro irmão Heury Borba que Deus em sua infinita bondade e misericordia possa continuar abençoando a aua vida
Eu queria lhe parabenizar pela bela explanação deste controverso versiculo, que infelizmente alguns tem (a muito tempo) usado para abonar teologias que fazem apologia ao materialismo transformando nossas assembleias em culto voltado ao hedonismo deixando o nosso verdadeiro alvo ofuscado pelo brilho das portentosas luzes dos espetaculos com fins lucrativos
Deus lhe abençoe

wilton prof disse...

irmão me ative a esse texto tão falado mas tão pouco posto a meditação, que Deus te abençoe e continue a te encher de sabedoria, ao meditar na palavra após ler sua explanação vi o quanto ela é clara no tocante a humildade quando em Ageu 2: 2 "Quem há entre vós que tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela?" o senhor realmente exorta o entendimento de que a gloria está em sua presença e não na riqueza que adornara o templo. que o senhor continue a te usar grandemente.

Unknown disse...

Maravilha. Deus falou ao meu coração. A paz do Senhor meu irmão.

Unknown disse...

Maravilha. Deus falou ao meu coração. A paz do Senhor meu irmão.

Unknown disse...

Amém.Gloria a Deus.

dublagem disse...

Muito boa a sua explanação. Olha eu ainda não tinha visto

Unknown disse...

Deus falou ao meu coração MT forte e abriu meu intendimento q cloria n e no templo FT por mao do homem ms n nossa vida o cloria

Unknown disse...

Até que enfim uma explicação que me deixou satisfeita . bênção pura!

Unknown disse...

É interessante também frisar a possibilidade de Deus estar falando na boca de seu profeta, que os ultecilios que eram de ouro e prata voltaria para o templo novo, era uma grande preocupação do povo esdra 6.5, se vc estudar o contexto remoto isso sera claro.

Heury Borba disse...

Sim, é verdade, porém como nós já estamos no futuro daquela profecia sabemos que o Templo mesmo depois de reconstruido jamais voltou a ser tão rico como no tempo de Salomão, nem no tempo de Herodes o templo material tinha tanta riqueza como as colunas frontais revestidas de ouro. Hoje nós sabemos através do ensinamentos do Apóstolo Paulo que o nosso corpo é que é o templo do Espírito Santo de Deus que mesmo sendo nós vasos de barro temos um tesouro infinito dentro de nós que é a presença do Espírito Santo que é mais valioso do quê ouro e prata.

Fica na Paz!

Brunna disse...

Que bela revelação de Deus pra esses versos, que relendo o texto faz todo o sentido.
Quantas pessoas se tornam esclarecidas através dessa revelação.
Obrigada! A paz do Senhor !

Heury Borba disse...

Amém Brunna! Obrigado pela visita