domingo, 9 de junho de 2013

Por que Deus me ama?

Antigamente, quando eu ainda estava iniciando a minha busca em conhecer a Deus, eu achava que para Ele me amar e me salvar eu teria que pagar um preço maior do mundo, achava que Deus só me amaria se eu fosse bem comportado, se eu não pecasse, e que teria que jejuar, orar, ler a Bíblia constantemente, fazer obra de caridade, evangelizar o mundo e viver 24 horas em santidade., se eu cumprisse tudo isto então, eu me sentiria amado por Deus pois em meu coração eu seria digno do seu amor e salvação.
Mas o tempo foi passando e eu fui percebendo que por mais que eu me esforçasse eu nunca conseguiria ser perfeito o suficiente para me sentir amado por Deus, cada vez que eu falhava uma enorme carga vinha sobre mim eu eu achava que o Senhor na sua ira iria me castigar e me punir, eu pensava que como eu estava na fila quase conseguindo a benção, por ter falhado o Senhor iria me colocar no final da fila e eu teria que recomeçar tudo de novo. Pense, como era triste! Mas Deus, não poucas vezes me surpreendeu, muitas vezes quando eu estava esperando a punição, Ele chegava para mim trazendo a benção, outras vezes eu esperava a repreensão e Ele chegava pra mim e dizia: Não Temas pois eu te ajudo! Oh, meu amigo, eu ficava sem entender, alguém quando percebia as bençãos do Senhor sobre a minha vida já dizia logo que era porque eu tinha sido um exemplo em fidelidade ao Senhor, que era porque eu orava muito e que sempre andava em santidade. Mas em meu coração eu sabia que não era nada disso, em meu coração eu sabia que era a pura Misericórdia do Senhor.
As pessoas costumam rotular as pessoas pela aparência, por aquilo que elas tem, se são bem sucedidas é por que foram fieis a Deus e Ele se agrada delas, se estão na miséria é porque Deus está castigando por causa de seus pecados. Mas a verdade que eu vejo na Bíblia que esta lógica está totalmente errada, conforme lemos no livro de Jó, que era um homem fiel e íntegro ao Senhor, mas nem por isto deixou de passar por privações e nem de ser acusado de pecador pelos seus amigos.
Ao perceber que o amor de Deus em minha vida não dependia do meu esforço e capacidade, eu deixei cair de cima de mim um grande fardo que carregava, mas ao contrário do que se pode pensar, ao invés de deixar de orar, jejuar, ler a Bíblia e buscar a santificação, eu passei a praticar estas obras com mais afinco, mas desta vez não para ser amado por Deus, mas porque Ele me amava, pois em meu peito explodiu uma gratidão tão grande em saber que Deus me ama mesmo sem eu merecer.
Fui buscar na Bíblia base para a minha descoberta, e logo me deparei com Romanos capítulo 9, onde muito me demorei a compreender o texto onde diz: "Contudo, não tendo eles ainda nascido, nem feito bem ou mal (  para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), foi-lhe dito a ela: o maior servirá ao menor. Como está escrito: Amei a Jacó e odiei a Ezaú". O primeiro pensamento que vem em nossa mente assim como veio sobre as mentes dos romanos é: isso parece injusto, mas daí eu entendi que não é uma questão de Justiça, pois se Deus fosse usar a justiça para conosco, nenhum homem se salvaria, se Deus fosse dar ao homem aquilo que ele realmente merece, todos nós estaríamos condenados ao inferno. Então o que acontece neste caso? A questão neste caso é a MISERICÓRDIA, misericórdia é amor imerecido, é pegar o miserável, aquele que não presta e colocar dentro do coração, é dizer para o maldito, eu te abençoo, só que  Deus ele é soberano e conforme está escrito nos versículos que se seguem, Ele só dá a sua MISERICÓRDIA para quem Ele quer.
Agora, qual o critério que Deus usa para ter misericórdia? Isto eu não sei te explicar,  só sei dizer que sendo Ele JUSTO não poupou o seu único filho, castigando sobre ele todos os nossos pecados, para que todo aquele que Nele crer seja salvo e tenha a vida eterna.
Termino este texto com um trecho de um hino da harpa cristã que gosto muito que diz assim:
"Oh porque Jesus me ama, eu não posso te explicar, mas a ti também te chama, pois deseja te salvar."

Deus vos abençoe!











 

Um comentário:

Léa Alves disse...

Texto edificante.
Deus te cubra de bênçãos