terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Teologia: O quê o Homem Precisa Saber para ser Salvo?

"Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não tem proveito e serve apenas para perverter os ouvintes. Procure apresentar-se a Deus aprovado como obreiro que não tem de quê se envergonhar, que maneja corretamente a Palavra da verdade" IITm 2:14,15


Estes dias estava refletindo sobre os muitos debates teológicos que encontramos nas redes sociais, blogs, sites especializados e canais do YouTube. São verdadeiras batalhas onde são defendidos pontos de vistas adversos onde cada parte se considera a dona da Verdade e os opositores são considerados hereges e seus seguidores como quem caminham para perdição do Inferno.
Daí eu me perguntei:

Como ficam as pessoas leigas e menos instruídas no meio destes debates?

Como ficam aquelas que não têm muito acesso a informação?

Será que elas correm o risco eminente de perderem a salvação por não saberem detalhes técnicos minunciosos acerca das Escrituras?

Pois milhares de pessoas ao redor do mundo aceitaram a Cristo ouvindo que Ele morreu na Cruz para que eles tivessem vida, e que se com a boca confessarem e com o coração crerem e se se arrempendesssem de seus pecados elas seriam salvas da condenação do inferno.

Essas pessoas receberam o Evangelho puro em sua maior simplicidade porém na sua maior eficácia, a unica diferença é que não puderam desfrutar dos recursos teológicos que outros têm,  devido a muitas adversidades culturais, geográficas e econômicas.

Não quero com este post desprezar ou rejeitar a Teologia pois a considero muito importante e nem os debates que em muitos casos são esclarecedores. Porém existem debates teológicos que não acrescentam nada, são totalmente inúteis e só trazem mais confusão na mente daquele que busca conhecer mais a Deus.

A exemplo disto temos hoje uma grande guerra entre Calvinistas e Arminianos onde em palavras rasas um crê que Deus escolheu uns para Salvação e outros para perdição e a outra frente crê que Deus deu o livre arbitrio para o homem.

Daí eu pergunto:
Se um Calvinista crê que foi escolhido e por causa desta escolha ele permanece Fiel e crendo em Jesus de todo coração, ele perderá  a Salvação caso no final das contas se tudo isso tiver sido uma questão de livre árbitrio? Pra mim, claro que não!
E um Arminiano que crê que atraves da graça pode escolher seguir a Cristo e negar a si mesmo e através  da graça ter força pra chegar até o fim,  perderá a Salvação por nao ter percebido que foi Deus que determinou que ele conseguiria chegar? Também acredito que não.

A maioria destes debates onde se tenta provar um ponto de vista só faz alimentar o ego e a vaidade de alguém. Dá até pra perceber a vangloria e soberba daquele que fica em vantagem frente a seu adversário, em muitos casos chega-se a ter até xingamento entre os participantes.

Um Cristao que se ensoberbece por se achar mais douto e qualificado do que outro já perdeu todo o seu galardão diante de um Deus que detesta os soberbos.

Quando estudo sobre a formação da igreja primitiva percebo que a priore dos apóstolos e  discípulos era pregar o evangelho na sua forma mais simples e eficaz.

Natanael quando encontrou com Eunuco lhe anunciou Jesus através do antigo testamento e lhe batizou em nome do Pai, Filho e Espírito Santo e depois foi trasladado para outro lugar pois havia pressa da parte de Deus e dos discípulos em salvar almas, o Eunuco seguiu o seu caminho sem ter tempo de ter um estudo aprofundado com Natanael, porém tenho certeza que o Eunuco também se tornou um pregador do evangelho em sua terra natal.

No novo testamento o principal consolidador da fé dos novos crentes era o Espírito Santo que em sua missão um dos objetivos é convencer o homem do pecado, lembrar as Palavras de Jesus e consolar o seu povo.

O próprio Apóstolo Paulo antes de sair pregando o Evangelho passou 3 anos recluso sendo instruído pelo próprio Senhor Jesus de todas as palavras de seu ensino, as cartas pastorais só começaram a serem escritas por volta dos anos 50dC onde nelas encontramos a explanação doutrinaria de todos os ensinamentos de Jesus .

Sei que muitos debates hoje se fazem necessários devido a enorme quantidade de falsos evangelhos que tem surgido, estes que comprometem a salvação semelhante ao que acontecia no tempo de Paulo, esses sim devem ser combatidos com toda veemência a saber:
1. Teologia da Prosperidade onde se valoriza mais o bem material do quê a salvação da Alma.
2. Teoligias que tentam resgatar leis cerimoniais como pre requisito para Salvação.
3. Sincretismo religioso, onde são feitos rituais em troca de uma recompensa.
4. Praticas judaizantes.
5. Práticas idólatras, não só as que se refere à adoração de imagens como também a líderes,  fundadores e celebridades do mundo gospel .
Dentre muitas outras que tem surgido nesses últimos tempos .

Contudo a maior urgência que temos é anunciar o evangelho e ganharmos vidas pra Jesus, é ensinar o que eles precisam saber para serem salvos.

A pergunta que o carcereiro fez a Paulo e Silas naquela prisão ecoa até os dias de hoje. "O que preciso fazer para ser Salvo?"
A Reposta de Paulo ainda serve muito para os dias de hoje.
"Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa" .

Nenhum comentário: